20/12/2022 Emanoele Andrade

Como planejar campanhas de marketing em 2023?

O ano novo traz novas metas e possibilidades, com isso um novo cenário se apresenta e é importante estar atento a ele para planejar suas campanhas de marketing.

Depois de dois anos de incertezas, 2023 apresenta um cenário de muitas mudanças e um novo consumidor. Na hora de planejar as campanhas de marketing é preciso estar atento às tendências que tem se apresentado, já que a maneira de conversar com o público precisa ser diferente. Focar só no que deu certo este ano não é o mais eficiente pois além de um novo contexto, as gerações mais novas estão ganhando poder de consumo, elas movimentam boa parte do mercado, principalmente o digital e saber dialogar com esse consumidor é muito importante.

Apesar desse público estar em maior número não podemos ignorar a regra da persona: continuar produzindo campanhas de marketing que estejam de acordo com seu público-alvo ainda é o ponto principal. Apesar de algumas tendências serem muito fortes para o ano que vem, não se deve deixar de lado quem realmente consome seu produto final.

Baseado em algumas pesquisas sobre tendências, trouxemos alguns pontos importantes para se considerar na hora de planejar sua campanha de marketing. Destacando antes que os conteúdos em vídeos, de preferência os curtos continuam em alta, o consumo rápido é a prioridade do público que é bombardeado de informações o tempo todo e por isso não absorve mais tantos dados de uma vez.

Campanhas para eventos em formato híbrido

O cenário de 2022 trouxe a volta dos eventos em um novo formato, pela primeira vez um mesmo evento teve como possibilidade ser acompanhado presencialmente e online ao mesmo tempo, com isso vimos a valorização dos encontros e como a troca entre pessoas e profissionais se tornou importante depois de um tempo recluso em casa. O ano de 2023 será marcado por esse movimento e a oportunidade de divulgar sua marca em um desses encontros abrange a chance de atingir um possível público-alvo, já que a atuação pode ser em contato direto ou por meio digital.

Uso de influenciadores e ações com a valorização da comunidade

Todo esse trabalho pode ser potencializado com um influenciador ou promover ele mesmo, como no case de participação do Anderson Gaveta no RD Summit 2022 – aqui mostramos como foi a atuação do creator no evento e como isso gerou bons resultados, atingindo o objetivo final do trabalho –  além disso o influenciador traz consigo a sua comunidade, que é outro ponto para estar atento na hora de planejar as campanhas de 2023, a necessidade de ser reconhecido como membro de um grupo fez com que elas se fortalecessem, manter uma comunidade forte proporciona uma troca mais profunda e um reconhecimento maior. Falamos mais sobre isso no post da série Profissão: Criador de Conteúdo.

Post Comunidades Instagram EPIC

Ações baseadas em dados e análises e diversificação do conteúdo

Os conteúdos baseados em dados e análises são outro ponto para se atentar na hora de idealizar uma campanha, além de trazer insights para quem consome pode alcançar potenciais clientes e gera um sentimento de confiança maior nas informações que apresenta já que, traz em detalhes afirmações comprovadas. Um bom exemplo para este tipo de conteúdo é o nosso post sobre as dificuldades que as marcas encontram para trabalhar com creators, em nosso Instagram temos mais exemplos de publicações desse tipo.

Post Instagram EPIC

Mais do que seguir essas dicas esteja atento ao que o seu público deseja durante o ano e como o mercado tem se apresentado, isso ajuda a conversar melhor com os clientes e os futuros que pretende atingir, também possibilita entender se o que foi planejado precisa ser reajustado para que atinja o objetivo final.

 

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