Muito se fala em cortar verbas de publicidade, adequar campanhas e principalmente se posicionar diante do momento COVID-19 – alguns pensam em até mesmo continuar a encorajar o consumismo. Diante disto tudo, qual o caminho mais adequado e que provoque o mínimo de risco para a imagem da marca?
Em momentos de crises, muitos estudos apontam que o investimento em publicidade chega a ser 5 vezes maior do que em cenários normais. O que precisa ser levado em consideração é que o momento que estamos passando é totalmente diferente de uma crise, é algo muito maior. Afinal: será que, em meio à COVID-19, sua comunicação deve ser posta em quarentena?
Quando vemos cidades fechadas e a possibilidade do cidadão de ir e vir ser proibida, a comunicação das marcas é posta à prova. Embora o principal objetivo das empresas seja a venda dos seus produtos e serviços, o momento faz com que estes objetivos sejam colocados em segundo plano. Os comunicadores precisam levar mensagens com o poder de encantar e seduzir, mas não com foco no produto e sim com o foco na informação.
Segundo pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Kantar, o consumidor brasileiro espera que o papel das marcas nesse momento seja principalmente de trazer mensagens que ajudem seus consumidores a passar por isto tudo, encorajar e informar.
Investir em comunicação sempre deve ser premissa de qualquer marca, mas sempre devem ser levadas em consideração as prioridades do momento. O momento hoje, não é de vender e sim prestar serviço. O que o mercado espera é que você deixe seu produto em segundo plano e priorize a comunicação informativa – essa é a melhor forma de encantar e seduzir seu consumidor nesse momento!
Nunca será o momento de pausar a comunicação, mas sempre é o momento de alinhar o discurso de acordo com a situação que seu consumidor se encontra.
OK! ENTÃO QUAL É O FOCO QUE DEVEMOS TER NESSE MOMENTO?
Ainda falando sobre a pesquisa divulgada pela consultoria Kantar, os consumidores esperam um posicionamento das marcas sobre a pandemia e principalmente transparência. Não é o momento de diminuir sua comunicação ou agir como se estivéssemos em um momento normal. É necessário a marca se posicionar e mostrar o seu lado humano. Inúmeras empresas estão fazendo ações, como:
- Doações (alimentos, produtos hospitalares, álcool em gel, etc.);
- Disponibilização gratuita de produtos;
- Criação de produtos/serviços para setores mais impactados, etc.
- Trazer uma mensagem de conforto para famílias que tiveram perdas;
- Dar as informações relevantes sobre o COVID-19;
E abordar outros assuntos que sejam relevantes para este momento. Observe as principais dores do seu consumidor e pense em ações que possam amenizar essas dores, a hora não é de vender e sim prestar serviço.
PONTOS RELEVANTES QUANTO À COMUNICAÇÃO
Em relação ao tom da comunicação – pense que o momento é difícil para a maioria das pessoas, seja pela doença, seja pelas dificuldades financeiras e de isolamento enfrentado. Desta forma, manter um tom positivo, inspirador e informativo e evitar o humor é muito importante.
Muito cuidado com as escolhas das palavras-chave dos seus textos, palavras antes inofensivas, hoje podem afetar muitas pessoas. Assuma uma posição neutra na sua comunicação, não é o momento de atrair público tentando tirar vantagem do momento. Palavras como capitalizar, vantagem, oferta, ganho, lucro e oportunidade devem ser evitadas.
O momento é de pensar em retribuição e não de conversão, pessoas estão tentando sobreviver e não gastar. Se for divulgar informações sobre números e ações sobre o Covid, é imprescindível usar fontes seguras.
Com a pandemia, uma nova forma de comportamento está surgindo, mensagens e ofertas devem mudar e se adaptar, mas o importante é preservar a identidade da marca.
Pense de forma estratégica para sair fortalecido deste momento!
Fatores como a adoção do home office, a eliminação do tempo de deslocamento e o comércio fechado fizeram com que as pessoas tivessem mais tempo disponível – e, com isso, elas estão passando mais tempo online.
Então esse é um excelente momento para produção de conteúdo de qualidade para fortalecer a autoridade da marca. Torne-se uma referência de informações, de criatividade, de posicionamento de marca e de interação consciente com seu público. Transmitir credibilidade nessa hora é valioso!
Concluindo: a nossa mensagem para você que está lendo este artigo consiste num lembrete muito simples… TODO MOMENTO DE CRISE TEM:
1) Aprendizados
2) Oportunidades
3) e FIM!
Isso tudo vai passar, muitas mudanças serão necessárias e o seu negócio NÃO ESTÁ À DERIVA. Estamos juntos!