Empresa investiu em modalidade de inserção sutil, capaz de naturalizar sua presença e associar a longo prazo sua imagem à do criador de conteúdo.
A Asus investiu em uma campanha de longo prazo com o Gaveta, em um formato não tão tradicional dentro do marketing de influência: o Product Placement. Apesar de bastante conhecido e realizado na televisão, no cinema e até mesmo nos videogames, o chamado PP está bem longe de ser o mais comum nos pedidos de orçamento em campanhas com criadores de conteúdo na internet. Mas a parceria entre Anderson Gaveta e Asus mostra o quanto esta pode ser uma ferramenta poderosa na hora de falar com o subconsciente da audiência.
O Product Placement nada mais é do que a inserção da marca – ou de um produto ou imagem relacionados à marca – em um cenário, contexto ou imagem no conteúdo, sem necessariamente haver uma menção verbal a ela. Na TV e no cinema temos os exemplos mais clássicos (agora você entendeu que o take mostrando a marca do carro que o mocinho dirigia no seu filme favorito não era por acaso, não é?) e o formato se popularizou por ser uma maneira mais suave e natural de introduzir a empresa em uma mensagem de fácil identificação pessoal para o público.
Mas isso funcionaria em um programa de YouTube?
Com o planejamento e a execução corretos, sim. Asus enxergou uma oportunidade junto à audiência do Gaveta: eram muito frequentes as perguntas a respeito dos equipamentos usados pelo creator para editar seus vídeos. Como ele nunca apareceu mostrando o setup completo que usa durante as suas edições, era natural que todas as vezes em que ele mostrasse qualquer pedacinho dos seus equipamentos, o público prestasse muita atenção para buscar investir nos mesmos modelos. Asus percebeu que se investisse em PPs eficientes, em uma campanha de longo prazo com o Gaveta, a sua imagem estaria associada na mente do público como sendo a marca do notebook em que o editor de vídeos mais querido da internet dá vida às suas produções.
Em uma campanha de Product Placement, o tempo é importante. É muito difícil memorizar uma marca ou associar uma imagem a uma pessoa tendo sido exposto à informação apenas uma vez. É necessário constância. Assim, Asus e Gaveta realizaram uma campanha de seis meses de duração, na qual o creator produziu 1 programa por mês e realizou todas as suas lives no período inserindo o PP da marca.
O objetivo da campanha era posicionar a Asus na mente do público e reforçar o branding da empresa. A média mensal de impressões da campanha foi de 2 milhões no YouTube.
Curtiu o resultado? Quer saber como ter o Gaveta representando a sua empresa? Entre em contato com a gente!