Muito considerados hoje nas estratégias das marcas quando o assunto é criar comunidades fiéis e engajadas, os influenciadores e o mercado de marketing de influência mostram cada vez mais que esse novo meio de propaganda veio para ficar. Mas antes de contratar um influenciador é importante entender qual seu papel, e vamos esclarecer nesse post todas as dúvidas sobre eles.
Os influenciadores são profissionais que produzem conteúdo na internet capaz de influenciar seus seguidores na tomada de decisão. Esse público é engajado em suas mídias sociais e por terem um grau de confiança alto, qualquer indicação feita por ele será desejada por sua comunidade. Além da criação de conteúdo suas funções podem ser:
- Divulgação de produtos ou serviços;
- participação em eventos;
- campanhas em canais offline;
- interações com seguidores
Podem ser nativos digitais ou celebridades. Os nativos formam seu público na própria plataforma online ou rede social. Já as celebridades são aqueles que já eram famosos em outras mídias e com o crescimento do mercado de influência migraram para o digital, como uma maneira de expandir seu contato com o público e criar novos espaços de troca. Para que se crie uma comunidade engajada e se tenha influência é preciso que o criador de conteúdo produza conteúdos autênticos, com responsabilidade e que mantenha sua comunidade forte, valorizando aqueles que o ajudam a ser reconhecidos no mercado.
Segundo o Influencer Marketing Hub “O influenciador tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público”, e é isso que estabelece seu sucesso no meio digital, quanto mais próximo da realidade do seu público maiores as chances de um bom resultado no trabalho desse influenciador e da marca que atua junto a ele. Usar dessa estratégia em uma campanha de marketing pode garantir um público fiel e um bom reconhecimento de marca, além disso, trabalhar com um influenciador traz o benefício de expandir a divulgação no meio digital em apenas uma campanha já que, esse profissional se faz presente em diferentes mídias e comunica ao mesmo tempo de diversas formas para um público-alvo específico.
Quer planejar campanha com influenciadores? Entre em contato com a gente!