23/12/2022 Emanoele Andrade

Como dividir a verba de marketing da sua empresa

O planejamento é parte importante na hora de estabelecer as prioridades que estão por vir e o orçamento não foge dessa etapa, principalmente quando estamos falando da verba de marketing. Tê-la planejada traz um cenário realista dos resultados.

Ter uma estratégia para crescer é um ponto importante dentro do seu negócio, além dela é necessário um orçamento bem planejado para que suas metas possam ser alcançadas e tragam o resultado esperado. A verba de marketing ajuda a orientar esse crescimento, já que é através das campanhas e ações que muitos dos resultados são obtidos, saber dividir seu budget prepara melhor o possível cenário que será enfrentado.

Antes de falarmos sobre como dividir seu orçamento, um ponto a ser considerado e para se estar atento são desde o pior até o melhor cenário, para que nenhuma surpresa no caminho atrapalhe a execução das metas estabelecidas. Para começar, tenha o orçamento do último ano em mãos, a partir dele você consegue agilizar e enxergar os gastos principais e os que precisam ser cortados, após esse balanço entre o que permanece, o que sai e o que precisa ser acrescentado, fica mais fácil entender onde o dinheiro será colocado no próximo ano.

Na hora de dividir os setores, comece por aqueles em que o retorno é certo e sem ele seu objetivo fica mais longe, as mídias e campanhas têm um peso maior no marketing, elas comunicam e levam sua empresa até o cliente final. Por isso esteja atento em quanto e como será a estratégia estabelecida para as ações feitas através desses meios.

  • Mídia Tradicional

Apesar da era digital, no marketing a mídia tradicional ainda tem sua importância e seu valor, entenda como ela será usada e quais os tipos de mídia serão necessários (impressos, transmissões, outdoors, etc) para executar o que está no planejamento. Mesmo com uma relação do ano anterior, faça um levantamento dos custos para prever reajustes e ter uma margem de segurança dentro da verba que será direcionada para este meio, assim possíveis imprevistos podem ser resolvidos com mais tranquilidade ou evitados.

  • Mídias Sociais

Com seu alcance em maior escala, as mídias sociais não podem ser deixadas de fora, anúncios, post blog, landing pages e até mesmo as redes sociais, devem ter seus gastos estabelecidos em relação ao balanço anterior para que se entenda qual o caminho necessário a ser feito e o que deve parar de ser feito, nessa parte é importante estar atento ao que deu errado ou que não está trazendo tanto retorno, passar mais um tempo jogando seu dinheiro fora sem ter resultados desperdiça tudo o que foi investido ali. Além de ter uma visão completa do que não vale seu investimento, é possível enxergar novos caminhos para tentar coisas novas que podem ser muito mais eficientes, esteja ciente de todos esses detalhes e prepara-se para cenários de crises. Da mesma maneira que a mídia tradicional pode trazer surpresas ao longo do percurso, o digital também tem seus imprevistos.

  • Campanhas

Dependendo do seu tipo de negócio, elas são o ponto chave para atrair clientes, aqui o melhor é tê-las já planejadas para que se possa entender os recursos necessários tanto de execução quanto veiculação, a partir daí veja se o valor estipulado está de acordo com seu cenário, ajuste caso necessário mas não dê passos além do que você pode. Antes de investir em coisas maiores, primeiro trabalhe bem com os recursos de agora para fazer um caixa maior e aí sim, avance, esteja sempre ciente da sua realidade para que a verba de marketing possa ser destinada corretamente.

  • Campanhas com Influenciadores

Hoje em dia os influenciadores atuam em peso no mercado de marketing, já falamos muito aqui sobre a contribuição deles em ações e como os resultados são positivos – você consegue conferir muitos exemplos na nossa aba de casesestar disposto a trabalhar com eles exige estar disposta também a pagar pelo valor justo do trabalho desenvolvido por esse profissional. Novamente vamos falar sobre as cotações, nesse caso o ponto importante é reconhecer quais são os influenciadores que estão mais alinhados com a sua empresa e público, a comunicação aqui só é eficaz quando existe uma concordância entre ambos, tendo um levantamento dos possíveis contratantes verifique se a parte da verba destinada é suficiente e o quanto será necessário ter para uma margem de segurança, afinal, imprevistos acontecem o tempo todo, aqui não seria diferente.

  • Eventos

Por último, os eventos, sejam eles feitos pela sua empresa ou dos quais ela participa, precisam ser incluídos no orçamento assim como seus custos de produção ou participação. Aqui o valor pode variar dependendo do evento, fique de olho nas datas e veja quais são importantes ou que fazem sentido ter a sua participação, eles podem ser um grande aliado na hora de promover sua marca.

Depois de organizar e definir o valor destinado a cada setor é hora de colocar o plano em ação e trabalhar para que os resultados sejam atingidos.

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