Qual a diferença entre um empreendedor que abre o seu próprio negócio e o empreendedor que está dentro da sua empresa? Vamos entender como colaboradores intraempreendedores podem te ajudar a obter sucesso!
Enquanto empreendedor serial, e consultor de médias e grandes empresas há mais de 20 anos, eu tenho percebido uma grande similaridade entre os empreendedores que criam empresas, e os empreendedores que criam soluções em empresas já existentes, ou seja, os intraempreendedores.
As similaridades estão baseadas, em geral, em uma premissa: tanto os empreendedores quanto os intraempreendedores estão focados em resolver problemas. Sobretudo, os dos clientes.
É muito interessante ver que, por exemplo, em uma equipe de 12 funcionários, atualmente 1 poderia ser descrito como “empreendedor”. É fácil distingui-lo dos funcionários “padrão”. Separei uma lista com 7 características para você avaliar se alguém dentro do seu time pode ser considerado um intraempreendedor:
1) Está auto-motivado a maior parte das vezes
2) Quer sempre saber o porquê está se fazendo um trabalho e para quem ele é direcionado
3) Quando a coisa fica estranha, é otimista, busca a solução ao invés de ficar reclamando
4) Pensa sempre no cliente final, em como atendê-lo da melhor forma
5) Não está preocupado apenas com o resultado financeiro, mas sobretudo no resultado emocional do cliente
6) Não tem problemas em trabalhar mais, ou menos. Está focado em resultado
7) Planeja dentro do possível, executa e acompanha o andamento dos processos
Esse intraempreendedor é muito parecido como um empreendedor (de novo negócio) ou startup funcionam. O mindset é quase o mesmo, com a diferença de que ele age dessa forma internamente, ou seja, para a empresa na qual trabalha.
Tanto na Strategy quanto no Grupo EPIC, sempre damos prioridade a colaboradores com o chamado Mindset Empreendedor. Não tenha dúvidas: esses geralmente são os que mais empurram as empresas para cima. Posso falar isso por experiência própria. Colaboradores com essas características são diferenciados e costumam contribuir também para criar uma cultura organizacional empreendedora, o que reflete nos resultados internos (ou seja, dentro da própria empresa) e externos (no mercado e para o cliente final).
Forte abraço e até o próximo artigo.