A primeira pergunta que devemos fazer quando começamos a pensar em uma campanha de marketing de influência é: Como escolher o influenciador certo para o meu público? Neste artigo, analisaremos as premissas que você precisa considerar na hora de decidir os influenciadores para a sua marca.
A esta altura, eu TENHO CERTEZA de que você já está convencido que usar influenciadores para divulgar sua marca e/ou produtos fará diferença na sua estratégia de alcance e vendas, certo?
Com isto em mente, provavelmente deve estar se perguntando: ok, mas como começar?
Primeiro de tudo: Você sabe quem é seu cliente, seu público, seu nicho e a persona que quer impactar?
Vou partir do princípio que SIM, VOCÊ SABE e que vamos pensar em como escolher qual o influenciador mais adequado para este cenário.
Agora, pense: onde seu público ESTÁ?
Qual redes e mídias ele acompanha?
Que canais ele vê?
Em que ele trabalha?
Quais os seus hobbies?
Quais suas preferências e suas ideologias?
Onde ele come?
Onde ele mora?
Qual a sua idade?
Qual o seu estilo?
Após responder a todas essas perguntas, você terá feito uma Análise de Persona.
É como quase fazer uma fotografia da vida dessa pessoa (seu cliente) e descrever como ele vive, como age e, praticamente, como PENSA.
Feito isso, a pergunta é: QUAIS INFLUENCIADORES TÊM UM PERFIL PARECIDO?
Quais influenciadores falam sobre os temas que essas pessoas gostam? Eles postam em redes, mídias e canais dos quais o seu público participa? Participam de eventos nos quais o seu cliente também está? Quais influenciadores são vistos como AUTORIDADE dentro dos temas de interesse do seu público, sendo INFLUENCIADORES DE DIREÇÃO?
ESSA É A CHAVE.
Depois de responder a todas essas perguntas, você terá um influenciador que case perfeitamente com o estilo de vida do seu cliente. Assim, quando o influenciador apresentar a sua marca/produto/serviço, o público irá, no mínimo, prestar atenção no que está sendo dito sobre a sua empresa.
Semana que vem teremos um novo artigo no ar.