Uma das maiores dúvidas de agências e marcas é como traçar KPIs para a mensuração de campanhas de marketing de influência. Entenda como estabelecer os melhores para a sua ação.
Muita gente ainda tem dúvidas sobre como estabelecer KPIs no Marketing de Influência e, assim, mensurar os resultados das ações com influenciadores digitais.
Mas, primeiramente, o que são KPIs?
KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, que quer dizer Indicador Chave de Desempenho. Na prática, o KPI serve para medir o desempenho de uma ação, campanha ou estratégia. Para selecionar um KPI, primeiro é necessário saber quais são as informações imprescindíveis para a análise do objetivo traçado. Por exemplo: se o objetivo da sua campanha é conquistar novos seguidores para o Instagram da sua empresa, a métrica fundamental para a analisar se as ações estão tendo bons resultados é o número de novos seguidores obtidos no período em que a campanha está no ar. Portanto, esta métrica se tornará um KPI, porque é essencial para medir o objetivo traçado.
O uso dos KPIs se faz necessário porque a quantidade de informações disponíveis e de dados para a análise é muito grande. Estabelecer os KPIs corretos permite que você se concentre apenas naquilo que é relevante para a ação em questão, aumentando a produtividade e a assertividade da análise.
Como escolher os KPIs em uma campanha com influenciadores digitais?
Alguns KPIs já utilizados por profissionais de marketing podem ser facilmente adaptados para o uso em campanhas com influenciadores digitais. Outros podem usar da mesma base teórica para englobar métricas novas proporcionadas pelas mídias sociais.
Primeiramente, tenha certeza do seu objetivo. É ele que irá dizer quais os KPIs necessários para mensurar a ação. Em seguida, olhe para as métricas que já são disponibilizadas pelas plataformas como o Instagram e o YouTube. Em campanhas com criadores de conteúdo, é possível estabelecer KPIs como o CPC (Custo Por Clique ou Conversão), o CPI (Custo Por Impressão) e ainda o Custo Por Alcance e o Custo por View. As métricas fornecidas pelas mídias sociais possibilitam a análise desses e de outros vetores dentro de perfis de influenciadores.
Como essas métricas também permitem a visualização do engajamento do público, é possível estabelecer um KPI que leve isso em consideração. Assim como a medição de visualizações do conteúdo e retenção da atenção da audiência.
É possível que a sua campanha tenha mais de um KPI, mas cuidado ao selecionar indicadores demais para não se perder na própria análise e, consequentemente, não conseguir enxergar se a sua campanha está atingindo os objetivos estipulados ou não.
É interessante também conversar com o influenciador sobre qual o seu objetivo, para que ele possa direcionar o público e seu próprio esforço, a fim de contribuir para os bons resultados da campanha. E lembre-se: é fundamental que os KPIs estejam alinhados com o objetivo central da ação e que sejam do conhecimento de todos os envolvidos nela. Do contrário, não importa o resultado que você obtiver no final, já que não haverá parâmetro para compará-lo e definir se ele foi alcançado ou não.