PANDEMIA! CRISE! DEMISSÕES! E A REPUTAÇÃO DA MINHA EMPRESA NISSO TUDO?
Influenciadores podem ajudar empresas durante a crise do Coronavírus? Tenho recebido essa e muitas outras perguntas nas últimas semanas.
Enquanto 80% das empresas estão com a síndrome da avestruz (enfiar a cabeça no buraco e esperar a crise passar magicamente), as outras 20% estão se reinventando (Pareto não erra, né?)
E aí vem a pergunta:
ESTÁ NA HORA DE USAR INFLUENCIADORES?
A minha resposta tem sido: para quê? O que você tem feito? Você está criando oportunidades ou sendo oportunista? Está demitindo seus funcionários, pois tem uma gestão falha e aproveitou “a deixa” para limar a turminha, ou realmente está sendo impactado pela crise?
O influenciador tem por objetivo TRAZER ALCANCE E CONVERSÃO para a sua marca, o seu produto ou a sua campanha. Então optar por adotar uma estratégia de marketing de influência depende do que você tem como objetivo no momento e do que quer transmitir para o público. Vejamos alguns exemplos para entender melhor como influenciadores podem ajudar as empresas durante a crise do Coronavírus:
- Você está doando algo para alguém que precisa, de forma oportuna e não oportunista? Então um influenciador pode citar isso de uma forma muito suave e orgânica, o que traria benefício para sua marca.
- Você está abaixando os preços de seu produto, ou oferecendo algo de valor grátis durante a crise? Então um influenciador pode te ajudar a ampliar o alcance dessa ação.
Porém, se você está tomando lado nas questões políticas que vem sendo levantadas neste período, um influenciador NÃO DEVE te ajudar. Outro cuidado importante é: seu influenciador é reconhecido por estar apoiando A ou B, tomando lados ou ativismos durante a crise? Então cuidado ao usá-lo, pois sua reputação poderá ser associada ao que ele está falando. É preciso analisar áreas mais sensíveis com muita cautela para evitar prejuízos à sua empresa.
Até a próxima!
Abs
Guedes