27/06/2020 Heloisa Castro

4 tipos de campanha de Marketing de Influência

4 tipos de campanha de marketing de influência - Grupo EPIC

Na dúvida sobre qual tipo de campanha de Marketing de Influência se encaixa melhor dentro da sua estratégia? Este post pode te ajudar. Confira os 4 tipos mais comuns de campanhas com influenciadores digitais.

Quem nunca se perguntou sobre qual seria o melhor tipo de campanha para alcançar um objetivo específico? Com criadores de conteúdo digitais não é diferente. Pensando nisso, selecionamos os 4 tipos de campanha de Marketing de Influência mais comuns e explicamos tudo para você neste post.

Na hora de optar pelo uso de influenciadores digitais na sua estratégia, é importante pensar primeiro nos seus objetivos. O que você quer conquistar ao agregar creators à sua campanha e/ou marca? Sua meta é aumentar as vendas? Ou o que você deseja é trabalhar o seu branding junto ao público-alvo? Você precisa de visibilidade para uma ação ou de mais conversões dentro dela? Tudo isso vai influenciar tanto na escolha dos creators mais adequados, quanto nos seus resultados.

Por não ter esses objetivos em mente, muitas vezes clientes se sentem frustrados após realizar uma campanha com influenciadores. É fundamental compreender que creators são canais de mídia e, assim como você pensa cuidadosamente antes de optar por colocar um anúncio em um site ou em outro, por exemplo, também precisa analisar quando e como investir em marketing de influência. Determinar os KPIs para a campanha, enviar um briefing detalhado e trabalhar de maneira cocriativa com o influenciador também são etapas fundamentais para aumentar o sucesso de uma campanha.

4 tipos de campanhas para marketing de influência - Grupo EPIC

Confira agora os 4 tipos mais comuns de objetivos em campanhas de Marketing de Influência:

1) Awareness

Se você precisa de visibilidade para uma ação, marca ou campanha, o seu objetivo é aumentar o Awareness. O mais interessante para esta estratégia é trabalhar com megainfluenciadores, que são capazes de impactar um número muito maior de pessoas de uma única vez. Aqui, os melhores KPIs para analisar os resultados são número de alcance, impressões e, no caso de vídeos, visualizações.

2) Conversão

A sua campanha necessita que o público execute alguma ação específica? Então o seu objetivo é de conversão: direcionar para um site, download de aplicativo, inscrições ou cadastros… Normalmente este é o tipo de objetivo que mais demanda da capacidade de influência de um creator, pois necessita que ele convença a audiência a sair da plataforma e executar uma determinada ação. Neste caso, não existe um tipo de creator ideal em termos de quantidade de seguidores. O que deve ser observado no momento da escolha é a taxa de conversão média que ele alcança. Os melhores KPIs para mensurar os resultados da ação são os cliques no link e o rastreio das conversões por meio de links personalizados.

3) Engajamento

Sua campanha ou marca precisa gerar diálogo com o público? Seu objetivo deve ser então o de engajamento. Nele, o influenciador se colocará como uma espécie de intermediário entre sua base e a marca, ajudando a promover conversas positivas e envolvimento com os perfis da empresa e hashtags, por exemplo.  Aqui também não existe um creator ideal em quantidade de seguidores, porque o importante é observar quais as taxas de engajamento médio que ele gera. Os KPIs necessários para medir os resultados desse tipo de ação são comentários (análise qualitativa e quantitativa), reações (análise qualitativa e quantitativa) e respostas.

4) Branding

Se o intuito é trabalhar a marca e o sentimento que o público tem sobre ela, seu objetivo é o branding. Mais importante do que converter ou gerar conversas, o que espera-se como resultado é reforçar propósito de marca, valores, sentimentos e lembrança. Por isso, a escolha dos creators para este tipo de campanha deve ter atenção redobrada, pois eles precisam personificar a empresa para a audiência. Os KPIs para mensurar esse tipo de ação são muito similares aos de engajamento, mas focando principalmente na análise qualitativa dos dados: comentários, reações e respostas.

 

Vale dizer que uma mesma campanha pode ter mais de um objetivo em comum, mas é necessário tomar muito cuidado para não perder o foco. Afinal, quem atira para todos os lados acaba não acertando quem é importante.

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Heloisa Castro

Head de Influenciadores do Grupo EPIC, especialista em Mídias Sociais e Nerd em tempo integral

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